Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Pesos-pesados do PP podem ir para o PSD como compensação por saída de Coronel
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026

O espaço deixado no PSD com a saída do senador Angelo Coronel pode ser ocupado em breve. Os deputados federais do PP, Mário Negromonte Júnior e Cláudio Cajado podem migrar para o partido presidido na Bahia pelo senador Otto Alencar. 

Conforme informações obtidas pelo BNews, o movimento seria uma compensação cobrada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, pela perda das cadeiras de Coronel no Senado e do seu filho Diego na Câmara dos Deputados.


Ainda de acordo com interlocutores, as filiações de Mário e Cajado serviriam para facilitar a eleição de Charles Fernandes através dos votos da legenda. Primeiro suplente do partido,  Charles assumiu o mandato em definitivo após a nomeação de Otto Filho como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas não vai herdar esses votos. O beneficiário do legado de Ottinho será o seu irmão, Daniel Alencar, que não deve encontrar dificuldades para se eleger.  

No atual cálculo para a chegada dos progressistas, pesa também a provável saída de Diego Coronel, que deve acompanhar o pai rumo à oposição. Dessa forma, na projeção mais otimista, a bancada baiana do PSD na Câmara dos Deputados sairia de 6 para 8 membros. 

NA BALANÇA

Apesar do estágio avançado das conversas, alguns pontos ainda são avaliados pelos envolvidos. Tanto Mário Negromonte Júnior quanto Claudio Cajado gozam de prestígio da executiva nacional do PP e do presidente Ciro Nogueira. 

Mário comanda o partido na Bahia enquanto Cajado foi relator de matérias importantes no Congresso Nacional, como a Reforma Tributária, o novo arcabouço fiscal e foi recentemente eleito para a Comissão de Viação e Transportes. 

A saída da dupla se dá no âmbito da federação do PP com o União Brasil, que inviabiliza o apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao presidente Lula (PT) nas eleições de outubro, já que o União terá o ex-prefeito de Salvador,  ACM Neto, como candidato ao Governo da Bahia.

A expectativa é de que a decisão sobre o futuro dos parlamentares seja tomada e anunciada logo após o Carnaval.

 

FONTE: www.bnews.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2026 TRIBUNA ONLINE