Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quarta-Feira, 07 de Janeiro de 2026
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Atraso em parcelas pode excluir 340 mil MEIs do Simples Nacional
MEIs estão sendo notificados pela Receita Federal após o aumento da inadimplência
Sexta-Feira, 26 de Dezembro de 2025

A exclusão em massa do regime de Microempreendedor Individual (MEI) colocou cerca de 340 mil empreendedores em estado de alerta em todo o país. O grupo entrou no radar da Receita Federal após o aumento da inadimplência em parcelamentos de dívidas firmados com a União.

Segundo o Fisco, aproximadamente 340 mil MEIs estão sendo notificados por atraso nos acordos. Desse total, mais de 250 mil já ultrapassaram o limite de seis parcelas vencidas, situação que pode resultar no cancelamento do parcelamento e na exclusão do regime simplificado.
O alerta da Receita Federal é claro: regularizar as pendências o quanto antes evita a incidência de multas adicionais, juros e o desenquadramento do MEI, que passa a enfrentar regras tributárias mais rígidas e custos maiores para manter o negócio em funcionamento.


Prazo para regularização já está em andamento


Após o envio das notificações, o microempreendedor tem até 90 dias para regularizar as pendências e evitar o desenquadramento. Quem não quitar ou renegociar os débitos dentro desse prazo será excluído do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2026.

Para verificar a situação fiscal, o MEI pode acessar o Portal de Serviços da Receita Federal ou o Portal do Simples Nacional, onde é possível consultar débitos, emitir guias e solicitar nova negociação.

 

FONTE: atarde.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2026 TRIBUNA ONLINE