Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 17 de Outubro de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Ivana Bastos diz que título para Péricles oficializa um laço que já existia há muito tempo do cantor paulistano com a Bahia
Presidente da AlBA elogiou o proponente, deputado Luciano Simões.
Sexta-Feira, 17 de Outubro de 2025

“A Bahia o recebe oficialmente como filho, mas, na verdade, esse laço já existia há muito tempo”, afirmou a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, ao saudar o mais novo cidadão baiano honorário, o cantor paulistano Péricles Aparecido Fonseca de Faria. A comenda, entregue em sessão especial, nesta quinta-feira (16.10), foi proposta pelo deputado Luciano Simões Filho (União), cuja escolha a presidente saudou como “um ato de reconhecimento da Bahia a um artista que canta a vida, o amor e a esperança com a grandeza de um verdadeiro mensageiro”.

    Ivana Bastos lembrou que, em 2019, quando Péricles gravou o DVD “Mensageiro do Amor” na Arena Fonte Nova, diante de mais de 30 mil pessoas, a Bahia inteira se reconheceu naquele palco. “Um verdadeiro encontro de corações que batiam no mesmo compasso. E como se não bastasse o espetáculo, a mensagem se multiplicou: a ternura em forma de samba, a arte em forma de entrega, a vida em forma de canto”. Para ela, reconhecer Péricles como Cidadão Baiano é reconhecer a força da cultura, da ancestralidade e da arte como instrumentos de transformação social.

    Sobre a conexão de Péricles com a Bahia, a presidente da ALBA observou que é tão profunda porque Salvador tem uma ancestralidade viva, que pulsa nas ruas, nas cores, nos tambores e que a voz dele carrega o axé que move o povo baiano. “Você canta com o coração de quem sabe de onde veio e entende que reconhecer as raízes é o primeiro passo para honrar a história”, assinalou Ivana, recordando que o cantor disse, certa vez, que “a Bahia é o ponto de partida para tudo o que a gente é hoje. Nada mais justo do que voltar ao começo e mostrar para os nossos, o nosso crescimento e progresso”.

    Natural da cidade industrial de Santo André, no ABC paulista, tem dito que “política e cidadania têm o mesmo significado e a nossa história merece ser contada e merece ser reproduzida”. Na opinião de Ivana Bastos, são palavras que revelam a consciência de um artista que entende que cantar também é um ato político, e que fazer música é uma forma de construir cidadania. “Que este título seja um laço eterno entre você e esta terra. Parabéns, Péricles Aparecido Fonseca de Faria, por tudo o que representa para a música, para o Brasil e para a vida”, finalizou a chefe do Legislativo baiano.



 

FONTE: ALBA – Ascom/Fotos: Vaner Casaes  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE