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Presidente da BahiaInveste projeta aporte pesado na construção de ferrovias no estado
Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025

O Governo da Bahia passará a ter um olhar mais atento à sua malha ferroviária e com isso deve tirar do papel projetos importantes para a consolidação do transporte sobre trilhos no estado. 

Este foi o diagnóstico feito pelo diretor-presidente da BahiaInveste (Empresa Baiana de Ativos), Paulo Magalhães, durante entrevista ao programa De Cara com o Líder, da Rádio Baiana FM (89,3 FM) de quinta-feira (31).
Ela avalia que um dos grandes problemas de infraestrutura que o Brasil enfrenta hoje, é por conta da falta de investimentos no setor.“Toda a grande carga do mundo é transportada por ferrovias. Se a gente for olhar, a Europa é do tamanho do Brasil e veja as dezenas de milhares de quilômetros que eles têm de ferrovias. Transportar cargas via ferrovia é muito mais barato e mais seguro do que por rodoviárias. Infelizmente nos últimos 60, 70 anos, o Brasil não investiu em ferrovias, mas agora nós estamos tentando reverter esse quadro”, afirmou Magalhães. 

Ele citou como exemplo a importância da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL, que está em fase avançada de obras e vai ligar Ilhéus, no sul do estado, até Barreiras, na região oeste. 

“Essa deve ser a grande artéria para os produtos do oeste da Bahia, que hoje, em grande parte, não conseguem ser exportados pela Bahia porque o Porto de Aratu não tem capacidade o suficiente e muita coisa tem que descer para o Sul do Brasil. Com o Porto Sul isso vai se resolver”, explicou. 
O executivo também destacou a necessidade de investimento no setor em outras regiões. “A mesma coisa acontece com outras regiões que necessitam de ramais ferroviários. Por exemplo, o ramal ferroviário de Juazeiro até a região de Aratu é importantíssimo. A Bahia tem uma dos maiores potenciais minerais do Brasil, principalmente nas terras raras, que são elementos químicos importantes para as energias renováveis”, afirmou. 

Paulo lembrou a importância não só do transporte de cargas sobre trilhos, mas também de pessoas, que é a proposta da ferrovia Salvador-Feira de Santana. 

“Essa proposta de ferrovia Feira-Salvador foi apresentada por uma empresa privada, está sendo estudada e ela vai congregar passageiros e carga. Tudo faz parte hoje de um trabalho que está sendo desenvolvido pela Casa Civil do Governo do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), BahiaInveste e outros órgãos. O governo está preocupado com essa questão de infraestrutura, porque não adianta a gente trazer os investimentos e não ter como escoar a produção”, frisou.

 

FONTE: www.bnews.com.br  
 
 

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