Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 16 de Agosto de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Dos minerais que Trump quer, a Bahia está cheia, com o lítio incluso
Sábado, 26 de Julho de 2025

Após um tempo de andanças por São Paulo e mundo afora, o geólogo João Cavalcanti, o Perdigueiro, assim chamado pela expertise em farejar minas, está de volta à cena baiana e chega com boas notícias: o Vale do Paramirim, no pedaço que vai de Caetité a Ibipitanga, englobando mais de 50 municípios, tem lítio da melhor qualidade.

– É igual ao das minas de Elon Musk, em Nevada, dos melhores do planeta.

Ainda há vantagens adicionais. Lá nos EUA Musk entrou em litígio com os índios Sioux. E cá, em Minas também tem, mas incrustrado em rochas de granito, para tirar tem que triturar e cá a conversa é bem diferente:
– Na Bahia o lítio está em argilas iônicas, no barro. É só passar água que ele vem.

Vulcões baianos –Cavalcanti, que já fez parcerias com o banqueiro Daniel Dantas e a família Moraes, de Antonio Ermírio de Moraes, da Votorantim, diz que o mix dos minerais estratégicos é vasto e a Bahia tem.

– Um aparelho celular, por exemplo, tem 37 minerais. E o lítio está entre eles.
Nos estudos baianos ele aponta que a Bahia tem cinco vulcões extintos, todos na Chapada Diamantina, e isso é um potencial excepcional.

Minerais críticos e estratégicos são assim chamados porque não são tão fáceis de achar, mas são fundamentais para as tecnologias atuais e futuras. Além do lítio, estão também o nióbio e as terras raras.

E são em torno deles que Trump, o presidente dos EUA, sinalizou que quer negociar no bojo do tarifaço. Resta saber quem vai pegá-los.

 

FONTE: atarde.com.br/colunistas/levivasconcelos  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE