Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 16 de Agosto de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Com 141 linhas, Viação Novo Horizonte deixa de atender municípios baianos
Empresa teve direito de prestação de serviço negado por não cumprimento de exigências da Agerba
Sábado, 19 de Julho de 2025

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) negou a continuidade de prestação de serviço da Viação Novo Horizonte. A empresa deixará de atender permanentemente 141 linhas em 121 municípios baianos a partir do mês de agosto. Segundo a agência, novas empresas serão contratadas de forma simplificada. 
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira (16). Nela, a Agerba lista todas as 15 empresas que operam no Sistema Rodoviário Intermunicipal da Bahia (SRI) e que foram reprovadas por não atender as exigências específicas da agência e não possuir as condições mínimas de operacionalidade determinadas. São citadas empresas como Dzset, Plena, Cidade de Alagoinhas e outras, além da própria Novo Horizonte.
Em nota, a Agerba afirmou apenas que a reprovação ocorreu devido ao não cumprimento de critérios técnicos, operacionais e legais estabelecidos em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro). 

Ainda segundo a agência, as empresas terão um prazo de 30 dias para encerrar definitivamente as atividades no estado. A data final do prazo é no dia 16 de agosto de 2025. "A partir desta data, seus serviços serão assumidos por novas empresas, selecionadas por meio de processo simplificado com caráter competitivo, assegurando a continuidade, regularidade e a qualidade do transporte intermunicipal de passageiros até que se conclua o processo licitatório do SRI, previsto para maio de 2027. Portanto, não haverá ausência de serviço para a população", esclareceu.



Ações do Ministério Público



Em 2023, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciou uma ação civil pública contra a Viação Novo Horizonte por irregularidades na prestação do serviço de transporte em Bom Jesus da Lapa. Segundo a promotoria, havia relatos de que os ônibus da empresa quebravam frequentemente durante os percursos e, após a quebra, não havia realocação em outros ônibus ou táxis para que o percurso da viagem fosse finalizado. 

Os consumidores também relataram que eram obrigados a esperar por diversas horas, por vezes durante a madrugada, sem qualquer assistência de alimentação ou hospedagem; os ônibus circulavam com aparelho de ar condicionado com defeitos; e alegavam que iniciavam ou terminavam os itinerários muitas horas após o tempo indicado na oferta do serviço.

Em 2018, outra ação do MP-BA, usuários denunciavam que ônibus realizavam viagens em condições precárias de higiene e segurança; apresentavam problemas mecânicos; e não cumpriam os itinerários, com horários imprevisíveis de saída e chegada. "Conforme consulta feita pelo MP à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), essas infrações ocorrem desde 2012, com aplicação de multas à empresa", divulgou o órgão à época.

 

FONTE: www.correio24horas.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE