Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 18 de Julho de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Vídeo: Lula chama tarifaço de Trump de chantagem inaceitável e cutuca família Bolsonaro: Traidores da pátria
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um pronunciamento oficial, em rede nacional, sobre o tarifaço de 50% sobre exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos imposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump. Em vídeo divulgado na noite desta quinta-feira (17), Lula classificou a medida como “chantagem inaceitável” e, sem citar nominalmente, cutucou a família Bolsonaro, os chamando de “traidores da pátria”.


Segundo o presidente petista, o Brasil vinha negociando com os Estados Unidos e enviou uma proposta ao país norte-americano no dia 16 de maio, mas não foi respondido. No pronunciamento, ele também repudiou as críticas do gestor estadunidense à Justiça brasileira, chamando as falas de Trump de “grave atentado à soberania nacional”. “O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de dez reuniões com o governo dos Estados Unidos e encaminhamos em 16 de maio uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta. E o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaça às instituições brasileiras e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos. Contamos com o poder judicial independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, o princípio da prevenção da inocência, do contraditório e da outra defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, disse Lula.


O chefe do Executivo também soltou uma indireta ao clã Bolsonaro, criticando os políticos brasileiros que apoiaram o tarifaço sobre as exportações. Em seu pronunciamento, Lula os chamou de “traidores da pátria”.

 

FONTE: bahianoticias.com.br/Foto:gov.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE