Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Sábado, 26 de Abril de 2025
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Farmácia Popular amplia oferta gratuita de medicamentos e insumos
A ampliação do programa deve beneficiar cerca de 55 milhões de brasileiros, consolidando o Farmácia Popular como um dos maiores programas de assistência farmacêutica do país
Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) passou a disponibilizar gratuitamente para a população todo o elenco de medicamentos e insumos desde a última sexta-feira (14). A partir de agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. Na Bahia, o programa já conta com 1.237 farmácias credenciadas em 365 municípios baianos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida beneficiará diretamente e indiretamente mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos. O anúncio feito pelo Ministério da Saúde inclui também a oferta sem custo do medicamento dapagliflozina 10mg, indicado para o tratamento de diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas para idosos com incontinência.

A medida foi vista com muito bons olhos pela população de Salvador. Na Liberdade, onde tem uma credenciada, a dona de casa Marileide de Jesus dos Santos, 56 anos, comemorou: “Minha família tem duas mulheres idosas que necessitam de mais 150 fraldas geriátricas por mês, mais ou menos duas por dia. É um custo alto para gente que é pobre. Essa medida vai aliviar nossas contas, vai permitir que a gente consiga investir em uma comida mais gostosa, mais saudável, né meu filho?”, contou ela.

Ao lado de Marileide, a vizinha Maria Antônia comentou que já pega remédio para glaucoma na farmácia popular. “Que bom que agora aumentou a disponibilidade dos medicamentos para quem tem diabete”, disse.

Para a ministra Nísia Trindade, a conquista faz parte de um SUS “que cuida das pessoas”. “Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, declarou a ministra da Saúde.

Entre 2022 e 2024, o Governo Federal ampliou o número de pessoas atendidas pelo Farmácia Popular em quase 20%, aumentando em aproximadamente 4 milhões o número de beneficiários. No período, o total de pessoas atendidas passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024.

Bahia - A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, celebrou a ampliação do programa. “A Farmácia Popular é um pilar essencial para garantir o acesso a medicamentos, especialmente para as populações mais vulneráveis. A inclusão de novos itens gratuitos, como a dapagliflozina, representa um avanço significativo no cuidado com pacientes crônicos. Essa ampliação só reforça o compromisso do Governo Federal e do presidente Lula com a saúde pública e a dignidade dos brasileiros”, afirmou.

Além dos novos itens gratuitos, o Farmácia Popular mantém a oferta de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia, rinite, Parkinson e glaucoma, além de contraceptivos, absorventes higiênicos pelo Programa Dignidade Menstrual e fraldas geriátricas.

A ampliação do programa deve beneficiar cerca de 55 milhões de brasileiros, consolidando o Farmácia Popular como um dos maiores programas de assistência farmacêutica do país.

Criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa se tornou referência no acesso a medicamentos essenciais. Agora, com a nova ampliação, a expectativa é beneficiar ainda mais brasileiros, especialmente em municípios de maior vulnerabilidade social e comunidades indígenas, que terão acesso facilitado por meio de representantes, sem a exigência de CPF.

 

FONTE: www.trbn.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2025 TRIBUNA ONLINE