Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Oito municípios do Oeste são responsáveis por 89% da produção de grãos na Bahia
Sábado, 13 de Abril de 2024

A região Oeste da Bahia segue forte no agronegócio, sendo destaque regional e nacional. Somente na produção de grãos, é responsável por 98,9% do montante estadual e 3,3% a nível nacional, segundo dados do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Os municípios de São Desidério, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Jaborandi são importantes para o setor na Bahia.

Somente na safra 2022/23 foram produzidos 9,64 milhões de toneladas de soja e milho, sendo que a prospecção para a produção de 2023/24 é que haja variação de -9,33%, indo para 8,74 milhões de toneladas cultivadas. Esse decréscimo se dá em função das adversidades climáticas e fitossanitárias enfrentadas pelos produtores rurais da região.

Quando se fala em Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio na Bahia, somente em 2023, foi de R$ 88,66 bilhões em 2023, representando um crescimento de 4,2% e participação de 21,1% na economia do Estado. “Hoje, a Bahia é um dos estados onde mais se aplica tecnologia agrícolas. Na região Oeste, acredito que cerca de 90% das nossas áreas já utilizam o Sistema do Plantio Direto, um diferencial muito grande, e os veranicos não nos assustam mais”, disse o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Ainda segundo Ranzi, o Estado também dispõe de solo, sol e água, fatores diferenciados e favoráveis à agricultura. “Aplicamos as melhores técnicas de plantio, incremento de boas práticas agrícolas, alto investimento em tecnologia e maquinário, qualidade das sementes utilizadas na semeadura, e técnicas de manejo cada vez mais precisas, fatores que refletem positivamente no avanço das altas produtividades e o aproveitamento máximo de todos os recursos que envolvem a cadeia de produção”, explicou Ranzi.

Quando o assunto é produção nacional de soja e milho, a Bahia detém a sétima colocação, representando 4% do país e, a nível estadual, o Oeste corresponde a 10%, com 44% do PIB agropecuário do Estado, somente com os oito municípios já citados.

Com isso, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas cidades é proporcionalmente maior, de modo que Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estão entre os dez IDH’s mais altos do estado, além de estarem no ranking dos municípios que mais geram empregos e possuem a maior densidade populacional da região Oeste.

 

FONTE: www.bnews.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE