Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 19 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Deputada Ivana Bastos fortalece o compromisso sustentável da Bahia e evidencia o papel essencial do Legislativo na COP-28
Sábado, 02 de Dezembro de 2023

A deputada Ivana Bastos (PSD/BA), representante dos parlamentares baianos, integra a delegação brasileira da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que participa da COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Dubai, para discutir as alterações climáticas e as soluções para amenizar seus impactos até 2030, apontando para o papel dos estados no plano.

“O papel dos estados é fundamental, e o legislativo desempenha um papel crucial na formulação de políticas públicas relacionadas ao tema", destacou a deputada Ivana Bastos.

A comitiva da Unale também é composta pelo presidente, deputado Diogo Moraes (PE), deputada Ivana Bastos (BA), deputado Gabriel Picanço (RR), deputado Wellington do Curso (MA), deputada Camila Toscano (PB), deputado José Laviola (MG), deputado João Paulo Costa (PE), deputado Aglailson Victor (PE), além do deputado Adjuto Afonso.

Durante a COP-28, a deputada falou sobre as impressões após acompanhar os painéis com a participação dos governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo, Jerônimo Rodrigues, da Bahia, do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza e do ministro da agricultura, Carlos Fávaro, com o tema “Adaptação às Mudanças Climáticas: o papel dos Estados”.

A deputada também esteve presente na cerimônia de abertura, onde ouviu chefes de países e de governos, entre eles, o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

Lançamento do Atlas de Hidrogênio Verde da Bahia

O sábado foi um grande dia para a Bahia. O time baiano subiu ao palco, no estande da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), para realizar o lançamento do Atlas de Hidrogênio na Bahia (H²V), elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).

"O lançamento do Atlas de Hidrogênio Verde foi um grande marco para nosso estado. O atlas visa identificar regiões estratégicas para a produção de hidrogênio verde, fortalecendo a posição da Bahia como referência em energia limpa", afirmou a deputada.

O Atlas foi apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues, com a nossa presença do presidente da CNI, Ricardo Alban, ao lado do ministro Rui Costa, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ângelo Almeida; de Meio Ambiente, Eduardo Martins, o secretário especial do governo Lula, Marcos Cavalcanti, o senador Jaques Wagner e o ex-deputado federal, Walter Pinheiro. Também presente, o deputado federal João Carlos Bacelar.

Esse mapa detalhado destaca o potencial da Bahia na produção de hidrogênio verde, uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis, sendo produzido a partir de água e energia elétrica de fontes renováveis, sem emissão de gases na atmosfera.

Os países que construíram o Atlas de hidrogênio, como, por exemplo, Austrália, Estados Unidos e Portugal, conseguem definir com mais consistência as proposições de políticas públicas e de novos modelos de negócios relacionados ao tema.

Integração

"Quando a pauta é preservação ambiental, a união de forças é essencial para a criação de políticas públicas efetivas para o Brasil. Tenho dialogado com autoridades de diversas esferas da sociedade, incluindo ministros, governadores e representantes legislativos, buscando uma abordagem integrada", ressaltou a deputada.

Estiveram presentes, o ministro da Casa Civil, Rui Costa; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o ministro das Cidades, Jader Barbalho, além do presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanquini, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o governador do Pará, Helder Barbalho; o governador do Amazonas, Wilson Lima, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões; dentre outras autoridades.

A delegação da Unale participará do encontro nos próximos dias em Dubai, e então, seguirá para o Qatar, onde cumprirá agendas ainda na área de sustentabilidade.




 

FONTE: Assessoria de Comunicação  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE