Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - , 26 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

Peixamentos realizados pela Codevasf introduzem 60 mil alevinos no Médio São Francisco baiano com a participação de estudantes em Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique (BA)
Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou dois peixamentos neste mês de junho que introduziram 60 mil alevinos de curimatá, espécie nativa do rio São Francisco, nos município de Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique. Os dois peixamentos aconteceram no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.


As duas ações contaram com a presença de estudantes e em cada uma delas foram disponibilizados 30 mil alevinos de curimatá. Em Bom Jesus da Lapa, a ação aconteceu nesta terça-feira (11/6), introduzindo os peixes no rio São Francisco na localidade da Barrinha. A ação foi realizada em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-32, sediada em Bom Jesus da Lapa, e com o campus de Bom Jesus da Lapa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).


Estudantes do curso técnico em agricultura soltaram os peixes no rio, juntamente com os pescadores, seguindo as instruções de Rodrigo Bernardes, técnico da Codevasf lotado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique. “O peixamento é uma atividade de revitalização do rio São Francisco. A ação da Codevasf visa recuperar não só a natureza, mas também beneficiar toda a comunidade que vive no entorno do rio, com a futura comercialização dos peixes, garantindo o sustento, ou com o consumo próprio, promovendo a segurança alimentar”, disse Rodrigo Bernardes.


“Essa não é uma ação isolada. Existe uma série de ações que a Codevasf e o Governo Federal fazem visando a revitalização do rio, fazendo a sua parte. Mas cada estudante que está aqui hoje e cada cidadão, de modo geral, pode fazer também a sua parte em suas próprias casas ou nas ruas evitando atitudes inadequadas. Cada um tem um papel para ajudar a revitalizar o rio”, complementou Bernardes.


Nos dois peixamentos, os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.


Os estudantes demonstraram muita animação com a atividade. “Foi maravilhoso a gente conhecer mais um pouco sobre as espécies de peixe, libertar eles, de forma adequada, no rio. Ter acesso a cuidados necessários tanto para a preservação do rio quanto para a preservação das espécies que vivem nele. Foi uma ação maravilhosa”, disse Gerlaine Dourado, estudante do segundo ano do curso técnico em agricultura do IFBaiano.


“Essa é uma atividade muito importante para o futuro. E os estudantes são o futuro. Eles têm o papel de levar os conhecimentos que adquiriram hoje adiante. É muito importante que eles conheçam desde cedo a importância dessas atividades de preservação. Gostaria de agradecer pela troca de experiência e, em nome do IFBaiano, agradecer à Codevasf pela ação. Espero que os estudante levem o que aprenderam aqui hoje para toda a vida”, disse Jefferson de Sá, coordenador do curso técnico em agricultura do IFBaiano.


“Estou muito feliz por estar participando aqui dessa ação. A gente gostaria que esse conhecimento que esses estudantes adquiriram aqui fosse utilizado mais para a frente. Contamos com esses estudantes para ações que possam reparar o que já foi degradado e para conscientizar e evitar mais degradação com coisas que podem ser evitadas, como o descarte de lixo, de plástico, em locais inadequados, fazendo com que eles acabem chegando e se acumulando no rio”, diz Nerivaldo Barros, presidente da colônia dos pescadores.


Anteriormente, em Xique-Xique, a ação foi feita na Ipueira, no Porto das Pedras, em parceria com a prefeitura municipal, e contou com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Anita de Carvalho Silva. Além dos alunos, os técnicos da Codevasf soltaram os alevinos junto com representantes da prefeitura, pescadores e professores.


Além do repovoamento do rio São Francisco, recompondo os estoques pesqueiros, a ação teve caráter educacional para mostrar principalmente para estudantes e pescadores a importância de uma consciência ambiental, para a preservação da natureza.

 

FONTE: Assessoria de Imprensa  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE