Prefeituras     Câmaras     Outras Entidades
 
 
 
SEJA BEM VINDO A TRIBUNA ONLINE
GUANAMBI/BAHIA - Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
 
 
 
ONDE ESTOU: PÁGINA INICIAL > NOTÍCIAS
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

   
 
 

EDITAIS

NOTÍCIAS

 

MEC quer mais 1,5 milhão de alunos no ensino técnico, mas não define orçamento
Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (8) um programa com foco em educação técnica e profissional e promete criar 1,5 milhão de matrículas até 2023, mas não detalha como essa meta será alcançada na totalidade. Também não há previsão de novos investimentos para criar vagas. No plano do governo, o salto de matriculas seria de cerca de 80%, passando das atuais 1,9 milhão de alunos para 3,4 milhões até 2023, um ano após o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A expansão de vagas de ensino técnico, prioridade elencada pelo governo, vai depender sobretudo da ação das redes estaduais. A oferta dessa modalidade tem maiores custos. As ações anunciadas nesta terça-feira (8), em Brasília, foram batizadas de Novos Caminhos. O projeto foi apresentado com pompa, com auxílio de um mega telão digital montado no auditório do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O programa retoma parte de estratégias do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), com parcerias com a rede privada em cursos de ensino médio e formações mais curtas e articulações com o sistema S e com a própria rede federal.

O Pronatec foi uma das bandeiras da área de educação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O programa teve suas ações esvaziadas a partir de 2015, na esteira da crise econômica, e também teve avaliações negativas de impacto.
Até 2022, o governo promete oferecer formação continuada para 40 mil educadores atuarem na educação profissional no ensino médio. Ainda não há definição do formato desses cursos, mas deve ser priorizado o modelo a distância (ainda que parte das ações seja práticas).

 

FONTE: www.politicalivre.com.br/Foto-www.otempo.com.br  
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

   
 
    © 1999-2024 TRIBUNA ONLINE